terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

constução de guitarra

Guitarra clássica Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Este artigo é somente sobre a guitarra clássica ou violão. Para outros tipos, veja Guitarra. Este artigo ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto (desde novembro de 2011). Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes. Guitarra clássica Um violão ou guitarra clássica Classificação Hornbostel-Sachs Instrumento de cordas Cordofone Extensão Outras extensões possíveis de acordo com o encordoamento e afinação. Instrumentos relacionados Guitarra de flamenco Guitarra folk Guitarra de jazz Guitarra clássica - (no Brasil conhecida como violão[1] e em Portugal como viola) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito[2], e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão. Índice [esconder] 1 Características gerais 1.1 Sobre o nome 1.2 Uso na música popular 2 Construção 2.1 Cabeça, braço e escala 2.2 Corpo 2.2.1 Faixas laterais (16) 2.2.2 Fundo (14) 2.2.3 Tampo (15) 2.3 Encordoamento 3 Execução 3.1 Música clássica 3.1.1 Principais compositores que escreveram para o instrumento 3.1.1.1 Século XIX 3.1.1.2 Século XX 3.2 Música popular 3.2.1 Principais instrumentistas 3.2.1.1 Bélgica 3.2.1.2 Brasil 3.2.1.3 Cabo Verde 3.2.1.4 Cuba 3.2.1.5 Espanha 3.2.1.6 Estados Unidos da América 3.2.1.7 Portugal 3.2.1.8 Reino Unido 3.2.1.9 Japão 4 Ver também 5 Ligações externas 6 Referências [editar]Características gerais Um violão ou guitarra clássica. Guitarra ressonadora de corpo metálico com "bocas em ƒ ". A sua configuração moderna e desenho foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os géneros musicais populares, sua abrangência só se compara à do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução. Entre os géneros que mais utilizam a guitarra clássica estão a música erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o fado portugués, a modinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros. [editar]Sobre o nome Na língua portuguesa, o nome "guitarra" se aplica ao instrumento acústico ou elétrico indistintamente. No Brasil e em Cabo Verde manteve-se a designação mais comum violão para a guitarra clássica. Acredita-se que o nome derive diretamente do termo "viola", que designa as violas portuguesas, da qual a viola caipira brasileira é uma evolução. Embora possua várias diferenças de timbre e de número de cordas, a viola é muito semelhante em formato à guitarra, apenas menor. É compreensível que, para um leigo, uma guitarra seja apenas uma viola grande. Assim, apesar de referir-se ao mesmo instrumento que a guitarra, a origem linguística do nome "violão" foi o termo "viola", acrescido da desinência de grau "ão". Mesmo originando-se de um equívoco, o nome violão hoje faz parte do vocabulário de todos os brasileiros e designa de forma inequívoca a guitarra clássica. Muitos compositores e estudiosos tentaram, sem sucesso, fazer com que o termo guitarra voltasse a ser utilizado no Brasil para unificar a nomenclatura a todas as outras línguas. Apenas no século XX o nome guitarra retornou ao vocabulário corrente dos brasileiros, mas apenas para designar a versão eletrificada (guitarra elétrica). [editar]Uso na música popular Diversas características do violão o tornam propício ao acompanhamento do canto. Entre elas, a extensão, o volume sonoro, a relativa riqueza harmônica, o baixo custo e o peso reduzido. Isso também o torna o instrumento preferido de alguns intérpretes. Como é fácil de transportar, é comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violão em festas, bares, praias, estádios, estações de trem ou outros locais ou situações em que as pessoas se agrupam. A execução puramente harmônica para o acompanhamento do canto é facilmente dominada e as revistas com cifras e tablaturas dos sucessos musicais do momento são facilmente encontráveis em qualquer quiosque de jornais. Poucos instrumentos são tão presentes no cotidiano, executados por músicos amadores tanto quanto por profissionais. No Brasil, apresentações com "um banquinho e um violão", em pequenos espaços, com um cantor se acompanhando ao violão são comuns na bossa nova e na MPB. A despeito desse valor gregário, em muitas canções, o violão é descrito como o único companheiro das horas de solidão. Os versos de Caetano Veloso em "Tigresa" descrevem um desses momentos: "E eu corri pra o violão num lamento E a manhã nasceu azul Como é bom poder tocar um instrumento". Em outros momentos, o violão é descrito como um item essencial sem o qual a vida não teria sentido. Na letra de "Chão de Estrelas", Orestes Barbosa diz que "(…) a ventura desta vida é a cabrocha, o luar e o violão". No verso final de "Acorda amor" (Julinho da Adelaide, pseudônimo de Chico Buarque) o marido em fuga pede à sua esposa que não se esqueça de colocar na mala os itens de primeira necessidade: "Não esqueça a escova, o sabonete e o violão". Em Cabo Verde, o violão é o instrumento-rei para acompanhar géneros musicais locais, tais como a coladeira, a mazurca e a morna, e pode ocasionalmente ser usada em outros géneros. Para além de instrumento de acompanhamento é também utilizado como instrumento solista. Em Portugal, para além de ser usado em vários géneros musicais, é o principal instrumento de acompanhamento para o fado (sendo, neste caso, chamado pelos músicos de "viola"), onde a parte melódica é feita na guitarra portuguesa e o baixo feito no violão baixo. [editar]Construção Ver artigo principal: Guitarra A guitarra clássica possui diversas características em comum com todas as outras guitarras. A principal diferença em relação às outras é o fato de usar cordas de nylon, a cabeça possuir carrilhões em vez de cravelhas, o braço é mais largo e o tipo de madeiras usadas. A guitarra clássica pode ser eletrificada mediante o uso de microfones externos ou colocados junto às cordas. A figura abaixo mostra as partes de uma guitarra clássica. 1 Cabeça, mão, paleta ou Headstock 2 Pestana, capotraste ou Nut 3 Cravelha, tarraxas ou carrilhões 4 Trastes 6 Elementos decorativos 7 Braço 8 Tróculo 9 Corpo (caixa de ressonância) 12 Cavalete 14 Fundo 15 Tampo dianteiro 16 Lateral, faixas ou ilhargas 17 Abertura ou boca 18 Cordas 19 Rastilho 20 Escala [editar]Cabeça, braço e escala Cabeça de uma guitarra clássica, mostrando o sistema de afinação diferente de outras guitarras acústicas. A cabeça (1) da guitarra clássica é geralmente feita da mesma madeira do braço e em alguns casos é entalhada no mesmo bloco de madeira. É fixada na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana (feita de osso, plástico ou latão em alguns casos). Os carrilhões (cravelhas) dos instrumentos modernos são feitos de aço com abas de plástico, osso ou madrepérola. Na maior parte das guitarras acústicas há três carrilhões de cada lado da cabeça. Outras configurações são possíveis, como 4+2, 4+3 em violões de 7 cordas e 2+2 para violões baixo. O braço (7) do violão é mais largo que o de outras guitarras acústicas, como por exemplo, a guitarra folk. É composto basicamente de uma barra maciça e rígida de madeira fixada ao corpo. Madeiras de grande resistência à tração são preferíveis, as mais usadas são o mogno e o cedro. O braço é colado ao corpo com o auxílio de um reforço estrutural, o tróculo (8), em geral entalhado na mesma peça do braço, mas que também pode ser uma parte separada e colada ao braço e ao corpo. Feita de uma madeira diferente do resto do braço, como ébano, a escala (20) é montada sobre o braço para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante. As guitarras clássicas geralmente não apresentam elementos decorativos sobre a escala. Os violões modernos são construídos com os trastes posicionados para proporcionar intervalos iguais em todos os semitons (temperamento igual). Em geral, a parte livre do braço é mais curta que nos instrumentos elétricos, com doze trastes da pestana até a junção com o corpo. [editar]Corpo Em todos os tipos de violão o corpo (9) tem as funções de caixa de ressonância e de fixação das cordas. A combinação de madeiras utilizadas não é meramente decorativa. Cada madeira é escolhida devido às suas características físicas, tais como flexibilidade, resistência à tração e absorção de umidade. As características combinadas de cada madeira permitem construir instrumentos com a sonoridade desejada, bem como garantem que o instrumento terá afinação e timbre estáveis em condições diferentes de temperatura, umidade e tensão das cordas. Devido ao formato característico do corpo do violão, costuma-se dizer que ele tem as mesmas proporções de um corpo feminino. Por analogia também diz-se de mulheres que têm a cintura acentuada, que têm um "corpo de violão". [editar]Faixas laterais (16) Feitas de madeiras resistentes à tração. A madeira preferida para esta parte do corpo é o jacarandá da Bahia. Como esta árvore está em risco de extinção, apenas luthiers que possuem estoques antigos utilizam essa madeira. Uma alternativa é o jacarandá da Índia, também chamado Rosewood. Também pode ser usado o mogno ou algumas outras madeiras. As finas lâminas, de no máximo 3 mm de espessura e com cerca de 3 a 5 cm de largura, são molhadas e moldadas no formato desejado do instrumento (normalmente no formato aproximado de um 8) com a ajuda de moldes de madeira e grampos. Após alguns dias as faixas adquirem a forma definitivamente. Várias peças de madeira em forma de "L" são coladas ao longo de toda a parte interna das faixas. Estas peças servirão para colar o fundo e o tampo. [editar]Fundo (14) Construído da mesma madeira que as faixas, o fundo também é uma lâmina fina de madeira, cortada para preencher exatamente o contorno definido pelas faixas. Na verdade, não é constituído de uma única chapa, mas de duas partes simétricas fixadas no meio a um estrutura que se estende longitudinalmente ao corpo. O resultado é um fundo que não é plano, mas levemente curvo em direção ao exterior. Essa montagem permite a dilatação e faz com que alterações da madeira decorrentes de variações de temperatura ou umidade sejam absorvidas sem danos às lâminas. [editar]Tampo (15) Esta é a principal parte do corpo do violão. Como as cordas são fixadas ao tampo, quando elas vibram todo o tampo vibra solidariamente. Este efeito é responsável pela maior parte da amplificação acústica. Como deve agir como uma membrana, o tampo deve ser construído de uma lâmina fina (em geral menos espessa que o fundo e laterais) de uma madeira altamente flexível, mas ainda assim resistente o suficiente para suportar a tração ocasionada pelas cordas. A madeira preferencial para o tampo é o cedro, mas várias outras madeiras podem ser usadas. Os melhores instrumentos são obtidos de árvores com pelo menos 200 anos, que possuem veios praticamente paralelos. Assim como o fundo, o tampo é obtido de uma única chapa de pinho dividida em duas metades unidas ao meio e colado aos suportes em "L". No ponto de junção entre as faixas e o tampo, um friso é colado como elemento decorativo e também como reforço estrutural do conjunto. Detalhe do cavalete mostrando a fixação de um encordoamento de nylon Aproximadamente no centro do tampo, uma abertura, a boca (17) serve para permitir a passagem do ar em vibração. Em geral, um mosaico feito em marchetaria decora e protege as bordas das aberturas. O desenho utilizado é característico de cada luthier. Na parte interna do tampo, uma complexa estrutura de barras ou ripas de madeira é construída para "disciplinar" a vibração do tampo. Chamada de leque, esta estrutura é fundamental para permitir o reforço de determinados harmônicos e a absorção de ruídos indesejáveis. Em geral o número de barras e o desenho utilizado é característico de cada luthier ou de cada modelo. Abaixo da boca é colado o cavalete (12), usado para fixar as cordas ao corpo. O cavalete possui furos para a fixação das cordas e sobre ele é montado o rastilho (19), uma barra de osso ou plástico que serve para apoiar e distanciar as cordas do corpo e da escala, além de transmitir a vibração das cordas ao tampo. [editar]Encordoamento As guitarras clássicas utilizam exclusivamente cordas (18) de nylon; a construção deste tipo de instrumento não suporta a tensão maior proporcionada pelas cordas de aço. As cordas mais finas, chamadas de primas[3] ou agudas, são feitas de polímero monofilamento (um fio único), de nylon ou compostos utilizando carbono e titânio. As mais grossas, chamadas de bordões[3] ou baixos, consistem de um núcleo composto por multifilamentos de fios de nylon, enrolados em espiral por um fio metálico. Este fio é feito geralmente de cobre (puro ou suas ligas), cobre banhado a prata, ou mesmo de prata pura, tratado com revestimento antioxidante. Esta construção permite maior resistência à tração, maior estabilidade de afinação e maior flexibilidade do que seria possível caso se usassem fios de cobre também nas cordas mais grossas. As cordas de aço são utilizadas para quem quer um violão com o timbre encorpado, o som mais característico da música, como por exemplo, sertanejo, rock. Portanto,como as cordas de aço machucam os dedos, e não é recomendado para os iniciantes. Depois que estiver com os dedos calejados e não sentir mais as pontas, você poderá comprar um de aço. [editar]Execução [editar]Música clássica Este instrumento originou um ramo da música clássica composta por obras escritas especialmente para tirar partido das possibilidades expressivas do violão, geralmente prelúdios, sonatas e concertos, embora qualquer forma de composição musical possa ser utilizada. O violão é tocado sem o uso de palhetas, utilizando-se as unhas (normalmente da mão direita). As unhas devem estar bem polidas para um som mais perfeito. Já Francisco Tárrega, preconiza que o toque seja realizado pela mão direita com a parte "macia" do dedo, ou seja, a unha não deveria ser utilizada. O toque nas cordas pode ser sem apoio ou com apoio. No último, o dedo, após ferir a corda descansa na corda imediatamente acima[4]. Ao contrário da música popular a execução mais freqüente é de uma linha melódica tocada nas cordas agudas e linhas de baixo, escalas e arpejos são tocados simultaneamente à melodia principal. [editar]Principais compositores que escreveram para o instrumento [editar]Século XIX Dionisio Aguado (1784 - 1849) Ferdinando Carulli (1770 - 1841) Fernando Sor (1778 - 1839) Francisco Tárrega (1852 - 1909) Johann Kaspar Mertz (1806 - 1856) Matteo Carcassi (1792 - 1853[5]) Mauro Giuliani (1781 - 1829) Napoleon Coste (1805 - 1883) [editar]Século XX Manuel de Falla (1876 – 1946) Ottorino Respighi (1879 - 1936) Cyril Scott (1879 — 1970) Agustín Barrios Mangoré (1885 - 1944) Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) Frank Martin (1890 - 1974) Frederico Moreno-Torroba (1891 - 1982) Darius Milhaud (1892 – 1974) Francisco Mignone (1897 - 1986) Leo Brouwer (1939 - ) Francis Poulenc (1899 – 1963) Joaquín Rodrigo (1901) - (1999) Antonio José (1902 - 1936) William Walton (1902 - 1983) Lennox Berkeley (1903 - 1989) Alan Rawsthorne (1905 - 1971) Hans Werner Henze (1926) Radamés Gnattali (1906 - 1988) Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993) Elliott Carter (1908 - ) Benjamin Britten (1913 - 1976) Toru Takemitsu (1926) - (1996) Peter Maxwell Davies (1934 - ) Ronaldo Miranda (1948 - ) [editar]Música popular Na música popular as guitarras clássicas são utilizadas para acompanhamento do canto e a execução freqüentemente é harmônica. Os acordes são montados com a mão esquerda e com os dedos da mão direita ou palhetas, são feitos diversos tipos de ritmos ou arpegios. Alguns géneros musicais permitem a utilização de linhas melódicas em introduções e solos. No jazz podem ser utilizadas técnicas mais elaboradas como o tapping e a execução com harmônicos. Na música popular é comum a amplificação das guitarras clássicas com microfones dinâmicos. Os amplificadores permitem ajustes de tonalidade e mesmo algumas leves distorções são toleráveis as vezes em alguns estilos populares. [editar]Principais instrumentistas A lista abaixo apresenta alguns dos maiores expoentes da guitarra clássica, chamados de guitarristas ou violonistas: [editar]Bélgica Django Reinhardt [editar]Brasil Magoado "Magoado", composto e gravado (em 1930) por João Pernambuco. Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia. Acácio Oliveira Alessandro Penezzi Américo Jacomino, Canhoto Alessandro Penezzi Badi Assad Baden Powell Dilermando Reis Edelton Gloeden Egberto Gismonti Fábio Zanon Henrique Pinto Helena Meirelles Isaías Sávio João Alexandre Silveira João Pernambuco Eurico Pereira da Silva Filho Pedro Henrique Loureiro Laurindo de Almeida Rosinha de Valença Marcello Caminha Murillo Da Rós Nonato Luiz Olmir Stocker (Alemão) Paulinho Nogueira Paulo Bellinati Pepeu Gomes Raphael Rabello Sérgio Abreu Sérgio Assad Toni Azeredo Toninho Horta Toquinho Turíbio Santos Ventura Ramirez Yamandú Costa Renato Russo [editar]Cabo Verde Uma Guitarra clássica acústica Hernâni Vasco Martins [editar]Cuba Leo Brouwer [editar]Espanha Andrés Segovia Paco de Lucía Tomatito [editar]Estados Unidos da América Al Di Meola Manuel Barrueco Eliot Fisk David Tanenbaum Sharon Isbin John LeCompt [editar]Portugal Fernando Alvim José Peixoto Pedro Jóia Silvestre Fonseca Jorge Fernando Carlos Manuel Proença Rui Luís Pereira (Dudas) Pedro Ayres Magalhães Diogo Clemente [editar]Reino Unido John McLaughlin Julian Bream David Gilmour [editar]Japão Kazuhito Yamashita [editar]Ver também O Wikiquote possui citações de ou sobre: Violão O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Guitarra clássica Baixo acústico Baixo elétrico Cifra (música) Guitarra acústica Guitarra elétrica Violão de 7 cordas [editar]Ligações externas Série de programas radiofônicos apresentados pelo violonista Fábio Zanon Revista Guitar Player Acervo de informações sobre guitarra e guitarristas Referências ↑ Taubkin, Myriam (organizadora). Violões do Brasil. São Paulo: Edições SESC SP/Editora SENAC, 2007. 240 p. ISBN 978-85-98112-46-6 ↑ Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. 1 ed. [S.l.]: Villa Rica, 1989. 701 p. ISBN 8531900220 ↑ a b Rocha Filho, Othon Gomes da. Minhas Primeiras Notas ao Violão. 22 ed. São Paulo: Irmãos Vitale, 1996. 99 p. 2 vol. vol. 1. ISBN 85-85188-25-1 ↑ Pinto, Henrique. Iniciação ao Violão (em bilíngue:português e espanhol). São Paulo: Ricordi, 1978. 63 p. p. 12. 2 vol. vol. 1. ↑ Carcassi, Matteo. 25 Estudos Melódicos e Progressivos Op. 60: para Violão. [S.l.]: Irmãos Vitale.

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